EsPCEx abre 440 vagas para escola e Mulheres ingressam pela 1ª vez como cadetes

EsPCEx abre 440 vagas para escola e Mulheres ingressam pela 1ª vez como cadetes




O Exército abriu concurso público para 400 vagas para a Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), para o curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.
São 400 vagas para o sexo masculino e 40 para o sexo feminino, destinadas à matrícula no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.



Desta vez, foi o Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que anunciou a abertura de inscrições até 28 de junho de 2016 das inscrições para o Concurso de Admissão à EsPCEx.
Exército Brasileiro-ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO
Exército Brasileiro
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO
Entre os requisitos, é preciso ter concluído o ensino médio, possuir idade de, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 22 anos e ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou no mínimo 1,55m se do sexo feminino. Os detalhes sobre os requisitos exigidos devem ser lidos com atenção antes da inscrição.

O pedido de inscrição pode ser feito por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição, disponibilizada no sítio eletrônico da EsPCEx (http://www.espcex.ensino.eb.br) e a taxa de inscrição é de R$ 90,00.

Apostila para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)
O processo de seleção será constituído de duas fases: a primeira em âmbito nacional abrangendo o Exame Intelectual e a segunda sendo a verificação dos requisitos biográficos exigidos aos candidatos, e a realização da Inspeção de Saúde e do Exame de Aptidão Física. 

O Exame Intelectual com provas de Português, Redação, Física, Química está agendado para a data prevista 10 de setembro de 2016, enquanto que as provas de Matemática, Geografia, História e Inglês para o dia 11 do mesmo mês.

O curso, de nível superior, será realizado em cinco anos em regime de internato, na EsPCEx de Campinas, São Paulo (um ano) e na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de Resende, Rio de Janeiro (quatro anos), onde o militar em formação recebe o título de Cadete.

Será a 1ª Turma de Cadetes Mulheres


Pela primeira vez na história, o Concurso de Admissão à EsPCEx abriu 40, de suas 440 vagas, para o sexo feminino. Segundo o comandante e diretor de ensino da unidade, o coronel Gustavo Henrique Dutra de Menezes, a procura das mulheres pela carreira militar tem sido grande. Nas duas primeiras semanas de inscrição, dos 28.900 interessados em fazer a prova, 7.600 são mulheres. E a expectativa na corporação pela chegada das moças é alta.




"Dentro das Forças Armadas, na linha bélica, o Exército é o último a integrar a mulher. Nossa expectativa é altíssima. Acredito que a chegada delas vai alavancar nosso nível disciplinar e estudantil. As mulheres são muito determinadas e destemidas. Elas vão puxar para cima nosso nível intelectual, como já acontece nas escolas militares. Sabemos que as primeiras colocadas nos colégios militares, normalmente, são mulheres. Espero receber, no dia 24 de janeiro, 40 moças extremamente preparadas", ressalta o comandante.

Apostila para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

Preparo físico
Após um ano de curso na EsPCEx, as alunas aprovadas seguirão para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde escolherão a área de especialização: o Quadro de Material Bélico ou o Serviço de Intendência. As exigências serão as mesmas para ambos os sexos, com ressalva de que os índices dos exercícios físicos serão adaptados para as mulheres já na escola de cadetes.


Escola de Sargentos das Armas (EsSA)-SARGENTOS DO EXÉRCITO (CFS)
Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
SARGENTOS DO EXÉRCITO (CFS)
Mulheres no Exército
Hoje, as mulheres podem ingressar voluntariamente no Exército como militar de carreira ou temporário, mas não podiam seguir no Quadro de Material Bélico ou no Serviço de Intendência. A mudança só se tornou possível graças à Lei nº 12.705.

Os concluintes serão declarados aspirantes a oficial, sendo-lhes conferida, após a colação de grau, a graduação de bacharel em ciências militares.



=======================================================================
Veja também:

Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano (publicidade)

* Ouça a gravação, que derrubou Romero Jucá do Governo Temer


Mulher supostamente pobre que viajou 10 horas para ver Dilma é Rica

=======================================================================



Dê sua opinião: Compartilhe, deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

fonte: G1






Publicidade

Topo